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15 dicas eficazes - marketing de restaurantes

Publicado a 13-12-2018

Estar em conectado com seu público alvo e com os seus clientes é uma das técnicas mais eficazes de marketing para restaurantes

Obviamente que ter um bom produto é muito importante, mas hoje em dia não chega. De que adianta ter boa comida, um bom atendimento e localização se ninguém sabe disso? Para isso é preciso comunicar. Deixamos aqui 15 técnicas eficazes de marketing para restaurantes que se podem aplicar todos os dias e que começam a transformar clientes esporádicos em clientes regulares e clientes fidelizados em recomendações positivas.

1. COMUNIQUE O QUE O DIFERENCIA DOS OUTROS
O que o destaca? Quais as suas particularidades? Se o seu restaurante está aberto 24 horas, por exemplo, num local onde há poucos estabelecimentos, use esse factor na sua comunicaçaõ. Se percebe que os seus empregados de mesa são reconhecidos pelos seus clientes, use esse fator na sua comunicação. Tudo o tem a fazer é perceber onde se diferencia dos outros e apostar na comunicação desse facto.

2. FESTIVAIS E EVENTOS
O mercado da alimentação fora de casa e gastronomia possui um leque de conceitos que podem ser utilizados no marketing para restaurantes. Não perca nenhuma oportunidade, participe em Festivais como BurguerFest, Restaurant Week, a rota das Tapas ... etc. É uma boa oportunidade para atrair clientes que ainda não conhecem o seu restaurante.

3. COMUNIQUE DE FORMA AMPLA
Acredite, os restaurantes possuem um grande potencial de comunicação, e pode ser bastante eficaz.
Tudo comunica, o seu staff, a decoração, as mesas, as cadeiras, os guardanapos, os pratos, o atendimento etc. Tenha atenção às cores e desenho da marca do seu restaurante. É importante ter noção das cores que usa e o que está a comunicar através de seu local. Para isso, achamos importante que elabore um manual de identidade do restaurante. Isto fará com que poupe bastante tempo daí para a frente a fazer a gestão de toda a sua comunicação, fazendo com que tudo fale a mesma linguagem e seja coerente. Já imaginou se agora o McDonalds comunicasse com a cor azul? Seria estranho certo?

4. TENHA UMA COMUNICAÇÃO COERENTE
Falhas de comunicação podem resultar em prejuízo. O ideal é ter profissionais encarregados e com capacidade para zelarem pela sua comunicação, marketing, imprensa, relações públicas e publicidade de seu restaurante. Acompanhe sempre de perto o trabalho de comunicação, para garantir que as mensagens são desenhadas segundo o manual de identidade e se vai de encontro à realidade de seu público alvo e do posicionamento do seu restaurante.

5. PÚBLICO ALVO
Procure saber quem são, quais os canais para chegar até eles e como chamar a atenção deles. A melhor coisa perguntar-se a si mesmo: Qual a necessidade que o meu restaurante resolve? Quais são os outros restaurantes que os meus clientes podem frequentar? Qual idade dos meus clientes? Quanto o meu cliente está disposto a gastar? Responda a tua isto e defina para quem vai comunicar.

6. CLUBE DE BENEFICIOS E COMPRAS COLETIVAS
Adira a plataformas e sistemas como Groupon. Assim o seu restaurante oferece desconto para um horário e dia específico a fim de ocupar mesas que habitualmente estariam disponiveis. Estes portais fazem marketing para restaurantes e em contra-partida os restaurantes concedem um benefício a seus clientes. É uma maneira de atrair clientes que ainda não conheçam o local.

7. REDES SOCIAIS DE GEOLOCALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO
Estimule os seus clientes a falar bem do seu restaurante! Os media digitais funcionam como boas redes sociais e do passa a palavra. Se o seu atendimento, pratos e local são bons, incentive as boas avaliações. Yelp, Foursquare, TripAdvisor, Omeurestaurante.pt, Omeumenu.pt são plataformas / sites baseados na Geolocalização do utilizador. Divulgue promoções e ofertas. Os restaurante com melhores avaliações são automáticamente sugeridos às pessoas. os turistas são o público alvo destas plataformas, e portanto o que acontecer é que vai ter novos clientes a partir daí.

8. FIDELIZE CLIENTES COM OMEUMENU.PT
Omeumenu.pt, é um serviço que lhe permite comunicar com todos as pessoas que estejam perto do seu restaurante assim como os seus clientes atuais quais são os seus pratos do dia. Assim vai lembrando o seu publico alvo que existe e que tem pratos incríveis para almoçar ou jantar na altura em que a fome aperta.

9. OS SEUS FUNCIONÁRIOS TEM UM PAPEL IMPORTANTE NO MARKETING RELACIONAL
Todo o seu Staff, relaciona-se diariamente com o seu público alvo. Conhecem muitos clientes, sabem os seus gostos e as suas preferências. Tenha uma comunicação interna eficaz, é importante que seus funcionários divulguem bem o seu restaurante, saibam a missão visão e valores, a composição de cada prato, etc. Um sorriso pode mudar o dia de um cliente, pense nisso.

10. VOLTE SEMPRE
O tratamento personalizado é algo relevante para fidelizar os seus clientes. Fuja da impessoalidade, lembre-se dos clientes recorrentes e demonstre isso. Aproximar-se do cliente – de forma respeitosa e não invasiva – é uma ótima forma e efizaz para que se lembrem do seu restaurante e voltem para mais uma refeição. Venda mais que pratos, o marketing é um mix de atendimento, local, produtos, recomendações e principalmente as sensações que a experiência no restaurante causa nas pessoas.

11. TRABALHE O SEU MARKETING INTERNO
As pessoas ficam mais suscetíveis se virem anúncios quando estão num momento lazer. Utilize os porta guardanapos, os individuais de mesa, televisão interna e embalagens para comunicar o conceito do seu restaurante. Lembre-se de seguir o manual de identidade visual. (Veja o item 3).

12. SEJA A SUA PRÓPRIA FONTE DE NOTÍCIAS
A marca tem um ciclo de vida e precisa de se renovar para continuar relevante. A marca tem de deixar bem claro quais são as mudanças: na ementa, no layout das lojas, nos preços, nos novos serviços, etc. Pode comunicar com os seus clientes através das suas ementas, é uma boa forma de comunicar porque tem a certeza que os seus clientes estão vão olhar para ela. Publique o seu conteúdo na página do facebook, instagram, twitter, etc. Tenha um website com uma secção de notícias para trabalhar o seu marketing de conteúdo. É importante partilhar as novidades nas redes sociais atraves dos links da sua seção de notícias para redirecionar tráfego para o seu website. (confira novamente a dica 11).

13. APROVEITE DATAS ESPECIAIS
Dia dos namorados, dia do pai, dia da mãe são ótimas oportunidades para o seu restaurante aceitar reservas e decorar o restaurante para celebrar a data. Que tal criar um menu especial para esses dias?

14. MÍDIA LOCAL
Estar em contato com a mídia local é uma tática importante de marketing local. Jornais, Blogs, Revistas são meios potenciais que podem falar sobre o restaurante.

15. PERSONALIDADES
Última, mas não menos importante das técnicas eficazes de marketing para restaurantes é trazer pessoas famosas ao seu restaurante. Obviamente que deve registar o momento e divulgar nas redes sociais do restaurante, sempre através da sua secção de notícias do seu website. Patrocine ou apoie espetáculos locais e convide as celebridades para visitarem seu o restaurante após a apresentação, vai ver que vale bem a pena.

 

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