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15 dicas marketing digital para restaurantes

Publicado a 13-12-2018

  1. MANTENHA-SE ATUAL - É sempre bom estar atento às tendências, estatísticas e qualquer ação que o possa ajudar a analizar o seu plano de marketing do seu restaurante. Deve fazer alguma mudança na forma como está a implementar a estratégia de marketing? Deve questionar o posicionamento de mercado do seu restaurante? São tudo questões que vão surgir quando se mantém atualizado é sempre mais fácil tomar uma decisão.
  2. INVISTA NUM WEBSITE FUNCIONAL - Já verificou se o seu público alvo consegue encontra-lo na internet? É melhor garantir que isso acontece, para isso é necessário ter um website bem trabalhado em termos de SEO, para que apareça na frente da sua concorrência nos motores de pesquisa. Certifique-se que o website não é estático, ou seja, que os seus clientes conseguem contacta-lo fácilmente. Desta forma consegue perceber o que eles esperam de si. Depois vá atualizando o website para este ter a informação e as funcionalidades que os seus clientes querem que tenha. O truque é fazer as pessoas chegarem ao seu website antes de chegaram à sua concorrência. Uma tendência com óptimos resultados é ter um blog de notícias onde partilha com os seus clientes as novidades do seu restaurante. Uma das coisas que as pessoas mais procuram num website são os pratos do dia, por isso faça questão de ter essa informação atualizada no seu website, vai ver que lhe traz bons resultados (para ajudar com esta seção existe a ferramente O meu menu.pt, experimente).
  3. APOSTE EM SEO (OPTIMIZAÇÃO PARA MOTORES DE BUSCA) - Os websites não são apenas para grandes marcas. Agora e mais do que nunca as pequenas e médias empresas apercebem-se da importância de ter um website e de implementar uma estratégia bem definida de marketing digital, até porque sabendo que 72% das pessoas costuma pesquisar na internet antes de decidir, é importante ter 100% de certeza que o nosso negócio aparece primeiro que os da concorrência, quando essa pesquisa é efetuada.
  4. CATIVE OS BLOGGERS DA ÁREA. Ofereça aos bloggers da área uma bela refeição em troca de para que eles possam fazer comentários e fazer uns reviews acerca do seu restaurante. Com o seu website a ser mencionado noutros blogs vai conseguir chegar a mais pessoas, e além disso, torna o seu ranking no google muito melhor, o que por sua vez vai aumentar a sua reputação.
  5. MONITORIZE OS COMENTÁRIOS E REVIEWS DAS REDES SOCIAIS - Bom é certo que o seu negócio vai viver ou morrer da sua reputação, portanto é muito importante prestar muita atenção ao que se passa nas redes sociais e ao que as pessoas vão dizendo acerca do seu restaurante. Aqui é onde os seus mais recentes clientes vão dizer ao mundo o que acham do seu restaurante. Agradeça aos comentários positivos e responda respeitosamente, tentendo sempre arranjar solução, para os comentários negativos.
  6. UTILIZE UMA FERRAMENTA DE RESERVAS ONLINE - Convide os seus clientes a reservar as suas mesas no seu website, ou em sites como o OpenTable. Com uma ferramenta oferece aos seus clientes a possibilidade de reservar a mesa de forma muito simples e fácil. E às vezes as pessoas preferem reservar desta forma a pegar no telefone e ligar para o restaurante.
  7. CONSTRUA UMA BASE DE DADOS DE CLIENTES E FAÇA-A CRESCER - Se comparar com marketing tradicional, o email marketing é bastante mais eficaz, eficiente, amigo do âmbiente e muito mais rápido. Promova as suas newsletters nas redes sociais, no seu website, no seu restaurante ou onde achar melhor faze-lo, mas faça-o. Desta forma irá ter um feedback muito importante de quem são os seus fieis clientes e do que precisa de fazer para fidelizar muitos outros.
  8. ESTEJA PRESENTE NAS REDES SOCIAIS - Fortalecer o seu marketing "passa a palavra" com uma presença interessante, interativa  nas redes sociais é importantíssimo. Desta forma vai ter a capacidade de envolver os seus clientes no sei negócio durante 365 dias do ano, trabalhar a sua marca, captar mais clientes a partilhar as histórias do seu restaurante. Isso não tem preço.
  9. NÃO DESPREZE O MUNDO ONLINE - O mundo online está sempre em mudança e por isso aparecem oportunidades novas todos os dias, não relaxe neste sentido e esteja atento para agarrar as oportunidades. Por exemplo, o Foursquare, não é tão conhecido como o Facebook, mas não significa que não tenha relevância para o seu negócio. Esta rede social oferece vantagens aos clientes que o facebook não oferece e por isso torna-se uma mais valia. Por exemplo oferecem vantagens a quem faça check in no seu, ou noutro restaurante qualquer, e por isso não se pode desprezar. Como este, existe O meu menu.pt que permite aos restaurantes partilharem a sua ementa com o mundo.
  10. NÃO SEJA UMA MÁQUINA NAS REDES SOCIAIS - Dê ao seu público alvo razões para o seguirem nas redes sociais. Se fizer a coisa muito mecanizada as pessoas perdem o interesse. Seja criativo, se não tem conteúdo ou nenhuma novidade para partilhar nas suas redes sociais, não o faça. Esar constantemente a partilhar as mesmas coisas vai fazer com que os seus seguidores se afastem de si. Seja voçê mesmo, hoje as pessoas querem honestidade, não tenha medo de ser divertido.
  11. PROMOVA CONCURSOS - Esta é uma boa estratégia para angariar seguidores nas redes sociais, fazer crescer a sua base de dados de potenciais clientes, conseguir trazer mais clientes ao seu restaurante e promover a fidelização de clientes. Dê aos seus clientes a oportunidade de ganhar prémios ou vantagens no seu restaurante e vai ver que eles vão acabar por voltar lá.
  12. CRIE E IMPLEMENTE PROGRAMAS DE FIDELIZAÇÃO - Envie newsletters para quem se subscrever o seu programa de fidelização e ofereça descontos ou vantagens no seu restaurante. Assim vai fazer crescer a sua base de clienres e poder contactar diretamente com eles de forma a promover a sua fidelização. Promova também estes programas através do seu staff.
  13. DÊ À SUA EMENTA UM NOVO LOOK -  Se já tem um bom design da sua ementa e que funciona bem, esta dica pode não ser necessária. Por outro lado, se tiver uma ementa já com um design antigo sem um pouco de "tempero" e adapatada aos tempos que correm, os seus clientes poderão pensar que a comida segue o mesmo padrão.
  14. PERGUNTE - Perguntar não ofende, por isso não tenha problemas, quando entregar a conta peça aos seus clientes regulares que façam like no seu facebook, que o siga no twitter, pinterest ou em qualquer outra rede social que tenha, para começar a espalhar apalavra.
  15. FAÇA A GESTÃO DA SUA REPUTAÇÃO ONLINE - Os websites de reviews tornaram-se uma importante ferramenta de reputação do seu restaurante, até porque comentários negativos podem deitar o seu negócio ao charco. Pedir aos seus clientes satifeitos para darem um feedback positivo e responder positivamente aos comentários negativos são uma boa forma de construir e manter uma boa reputação.

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