Criamos e gerimos a marca e a imagem do seu restaurante. Website, App Móvel, Redes Sociais, Design Gráfico e Fotografia
Rua Alfredo Allen, n.º455/461
Porto
Porto
4200-135
927959423
Portugal
Comunicação e Marketing Digital para o seu restaurante
Website + Aplicação Mobile + Design Gráfico + Fotografia + Redes Sociais

10 dicas para fotografia de comida

Publicado a 23-10-2018
Porque os olhos também comem!

Food Styling é uma área que envolve não só fotografia, mas também a composição do prato tornando um processo complexo. No entanto, existe um conjunto de dicas que o pode ajudar a obter melhores fotografias, nomeadamente para uso diário nas suas redes sociais. A pensar especialmente neste tipo de fotografia, O meu restaurante.pt, decidiu partilhar algumas dicas para o ajudar nesse sentido.

 

1 – Iluminação

Fotografar comida não é fácil, e a iluminação é crucial para que o resultado final seja de qualidade. Uma boa dica que normalmente é sugerida por especialistas, passa por tirar as fotos sempre na mesma posição, mas variando os pontos de iluminação. Com pontos de iluminação diferentes consegue detalhes diferentes dos alimentos e depois é mais simples escolher uma foto que mais agrada.

A iluminação mais fácil para fotografar comida é a luz natural, e que vem da janela. Posicione o alimento de forma que a janela fique na lateral. desta forma vai gerar uma luz suave e que dá profundidade à sua fotografia.

 

2 – Profundidade de campo

Segundo o site Mashable, essa é a dica mais importante para as suas fotografias ficarem com um aspeto apetitoso. Manter o foco nas fotos mais fechadas por forma a obter uma imagem focada numa parte e desfocada noutra, dá a sensação de profundidade e normalmente funciona bem. Essa técnica, assim como a anterior, também pode ser combinada na pós-edição para uma foto completamente focada.

 

3 - Ângulos

Experimente ângulos criativos quanto for tirar as suas fotografias. Avalie o que combina melhor com a comida: fotos de lado, tiradas de cima, de perfil. Pode levar tempo, mas vai conseguir perceber a diferença de uma imagem bem tirada de comida.

 
4 – Conheça sua audiência

Não basta saber tirar boas fotografias, tem que entender o seu público. Para quem vai direcionar essas imagens? Um estudo sugere que quando os seus amigos e a família são o seu target, um ambiente caseiro é ideal para garantir o sucesso dos seus cliques.

 

5 – Abrace a temática

Tenha noção da altura em que pretende divulgar e comunicar as fotografias. Por exemplo, se for Natal, tenha o cuidado de espalhar alguns elementos que possam remeter quem vê as fotografias, para essa época do ano, como por exemplo, enfeites de natal.

 
6 – Alimentos

Algumas dicas básicas que pode seguir:

  • Se as fotos importarem mais do que a comida, não cozinhe os vegetais (eles ficam mais vivos);
  • Deixe comidas geladas meia hora fora do frigorifico antes de tirar as suas fotos – assim secam e ficam mais bonitas;
  • Use sprays d’água para trazr mais brilho aos seus alimentos;

 
6 – Câmera

Embora seja possível tirar muito boas fotografias com qualquer câmera, vamos partir do princípio quer investir numa câmera melhorzinha. Qualquer SLR ou mirrorless serve. Não é necessário ter nenhuma câmera específica para fazer fotografia de comida.

 

7 – Lente

Para criar aquele efeito magnífico de fundo desfocado graças à profundidade de campo é interessante ter uma lente clara, entre 1.8 e 2.8.

Uma lente barata e que faz milagres na hora de fotografar comida é a 50mm f/1.8. Não vai precisar se aproximar tanto e a abertura permite utilizar bastante iluminação ambiente, além de criar aquele desfoque que dá aquele toque artístico. Também existem opções no mercado de lentes mais tele como 85mm ou zoom.

 

9 – Tripé

Um tripé ajuda bastante! Principalmente se seguir a dica anterior e usar luz natural. O tripé nos ajuda a fazer fotografias nítidas, mesmo que seja necessário usar um tempo de exposição mais longo. Além disto um tripé ajuda bastante a fazer o foco nos locais certos.

 

10 – Configurações do equipamento

Tente manter as configurações de forma que consiga aproveitar a luz, mas mantenha a nitidez, essencial nas fotos de comida.

ISO: Use o ISO mais baixo possível. Usar ISO alto torna a sua imagem mais granulada e com menos contraste.

Abertura: Controle a abertura para que seja possível manter uma profundidade de campo interessante. Se quiser deixar mais alimentos em foco feche um pouco, se quiser um ponto mínimo focado, então deixe a lente na sua abertura máxima.

 

A ÚLTIMA DICA

O maior segredo técnico para fotos de comida é a iluminação: evite flash ou uma luz muito dura. A luz da janela incidindo de forma lateral é simples e à prova de erros.

Outras notícias interessantes ...
Raindrop Cake é a nova moda!

Raindrop Cake é um bolo que se parece com uma gota de água e que tem sido a nova tendência em Nova Iorque.

Ver notícia
18 snacks em caneca para ir ao microondas

Não lhe apetece perder muito tempo a cozinhar, mas ia mesmo a calhar um petisco? Veja estes snacks incríveis que se pode fazer em...

Ver notícia
22 restaurantes com um design incrível

Para servir de inspiração, deixamos aqui 22 espaços que têm um design de olham e chorar por mais.

Ver notícia
Coloca primeiro o leite ou os cereais?

É sempre uma questão pertinentes não é? Há sempre quem goste de colocar primeiro o leite outros os cereais. Que tipo de pessoa é?

Ver notícia
Belcanto - O melhor restaurante do mundo

Em 2016 o restaurante Belcanto do Chef José Avillez foi destinguido como o melhor restaurante do mundo, pela revista espanhola Tra...

Ver notícia

Contacte-nos

Acha este projecto interessante e gostaria de fazer parte dele?
Envie-nos uma mensagem e combinamos tomar um café!