Criamos e gerimos a marca e a imagem do seu restaurante. Website, App Móvel, Redes Sociais, Design Gráfico e Fotografia
Rua Alfredo Allen, n.º455/461
Porto
Porto
4200-135
927959423
Portugal
Comunicação e Marketing Digital para o seu restaurante
Website + Aplicação Mobile + Design Gráfico + Fotografia + Redes Sociais

10 dicas para fotografia de comida

Publicado a 13-11-2018
Porque os olhos também comem!

Food Styling é uma área que envolve não só fotografia, mas também a composição do prato tornando um processo complexo. No entanto, existe um conjunto de dicas que o pode ajudar a obter melhores fotografias, nomeadamente para uso diário nas suas redes sociais. A pensar especialmente neste tipo de fotografia, O meu restaurante.pt, decidiu partilhar algumas dicas para o ajudar nesse sentido.

 

1 – Iluminação

Fotografar comida não é fácil, e a iluminação é crucial para que o resultado final seja de qualidade. Uma boa dica que normalmente é sugerida por especialistas, passa por tirar as fotos sempre na mesma posição, mas variando os pontos de iluminação. Com pontos de iluminação diferentes consegue detalhes diferentes dos alimentos e depois é mais simples escolher uma foto que mais agrada.

A iluminação mais fácil para fotografar comida é a luz natural, e que vem da janela. Posicione o alimento de forma que a janela fique na lateral. desta forma vai gerar uma luz suave e que dá profundidade à sua fotografia.

 

2 – Profundidade de campo

Segundo o site Mashable, essa é a dica mais importante para as suas fotografias ficarem com um aspeto apetitoso. Manter o foco nas fotos mais fechadas por forma a obter uma imagem focada numa parte e desfocada noutra, dá a sensação de profundidade e normalmente funciona bem. Essa técnica, assim como a anterior, também pode ser combinada na pós-edição para uma foto completamente focada.

 

3 - Ângulos

Experimente ângulos criativos quanto for tirar as suas fotografias. Avalie o que combina melhor com a comida: fotos de lado, tiradas de cima, de perfil. Pode levar tempo, mas vai conseguir perceber a diferença de uma imagem bem tirada de comida.

 
4 – Conheça sua audiência

Não basta saber tirar boas fotografias, tem que entender o seu público. Para quem vai direcionar essas imagens? Um estudo sugere que quando os seus amigos e a família são o seu target, um ambiente caseiro é ideal para garantir o sucesso dos seus cliques.

 

5 – Abrace a temática

Tenha noção da altura em que pretende divulgar e comunicar as fotografias. Por exemplo, se for Natal, tenha o cuidado de espalhar alguns elementos que possam remeter quem vê as fotografias, para essa época do ano, como por exemplo, enfeites de natal.

 
6 – Alimentos

Algumas dicas básicas que pode seguir:

  • Se as fotos importarem mais do que a comida, não cozinhe os vegetais (eles ficam mais vivos);
  • Deixe comidas geladas meia hora fora do frigorifico antes de tirar as suas fotos – assim secam e ficam mais bonitas;
  • Use sprays d’água para trazr mais brilho aos seus alimentos;

 
6 – Câmera

Embora seja possível tirar muito boas fotografias com qualquer câmera, vamos partir do princípio quer investir numa câmera melhorzinha. Qualquer SLR ou mirrorless serve. Não é necessário ter nenhuma câmera específica para fazer fotografia de comida.

 

7 – Lente

Para criar aquele efeito magnífico de fundo desfocado graças à profundidade de campo é interessante ter uma lente clara, entre 1.8 e 2.8.

Uma lente barata e que faz milagres na hora de fotografar comida é a 50mm f/1.8. Não vai precisar se aproximar tanto e a abertura permite utilizar bastante iluminação ambiente, além de criar aquele desfoque que dá aquele toque artístico. Também existem opções no mercado de lentes mais tele como 85mm ou zoom.

 

9 – Tripé

Um tripé ajuda bastante! Principalmente se seguir a dica anterior e usar luz natural. O tripé nos ajuda a fazer fotografias nítidas, mesmo que seja necessário usar um tempo de exposição mais longo. Além disto um tripé ajuda bastante a fazer o foco nos locais certos.

 

10 – Configurações do equipamento

Tente manter as configurações de forma que consiga aproveitar a luz, mas mantenha a nitidez, essencial nas fotos de comida.

ISO: Use o ISO mais baixo possível. Usar ISO alto torna a sua imagem mais granulada e com menos contraste.

Abertura: Controle a abertura para que seja possível manter uma profundidade de campo interessante. Se quiser deixar mais alimentos em foco feche um pouco, se quiser um ponto mínimo focado, então deixe a lente na sua abertura máxima.

 

A ÚLTIMA DICA

O maior segredo técnico para fotos de comida é a iluminação: evite flash ou uma luz muito dura. A luz da janela incidindo de forma lateral é simples e à prova de erros.

Outras notícias interessantes ...
Raindrop Cake é a nova moda!

Raindrop Cake é um bolo que se parece com uma gota de água e que tem sido a nova tendência em Nova Iorque.

Ver notícia
18 snacks em caneca para ir ao microondas

Não lhe apetece perder muito tempo a cozinhar, mas ia mesmo a calhar um petisco? Veja estes snacks incríveis que se pode fazer em...

Ver notícia
Belcanto - O melhor restaurante do mundo

Em 2016 o restaurante Belcanto do Chef José Avillez foi destinguido como o melhor restaurante do mundo, pela revista espanhola Tra...

Ver notícia

Contacte-nos

Acha este projecto interessante e gostaria de fazer parte dele?
Envie-nos uma mensagem e combinamos tomar um café!